FORMADORES

 

 

 

Rui Rodrigues

Diretor de Arte, Escultor, Aderecista

Direção de Arte, Artes Plásticas, Construção de Marionetas

Frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e desde 1999 que se dedica às artes plásticas aplicadas ao teatro e ao cinema.
De 2001 a 2013 foi coordenador técnico do Teatro de Marionetas do Porto. Dirigiu a construção de marionetas, adereços, máquinas de cena e efeitos especiais bem como a montagem e operação técnica dos espetáculos em carreira e em digressões nacionais e internacionais. Durante este período trabalhou também no desenho de luz de vários espetáculos em colaboração com o encenador João Paulo Seara Cardoso e fora da companhia fazendo cenografia, adereços, marionetas, máscaras e ilustração.
Atualmente codirige a companhia Red Cloud Teatro de Marionetas e colabora com outros projetos de teatro, cinema e artes plásticas.
Entre as últimas colaborações destacam-se: Royal Opera House - Construtor de Marionetas e Manipulador em "El Gato con Botas" 2013, O Som e a Fúria - Escultura de adereço (Baleia em tamanho real) para o filme "As 1001 Noites" de Miguel Gomes 2013, National Theatre (Londres) - Escultor e aderecista em "Silver Tassie", "The James Plays", "Medea" e "Treasure Island" 2014, "Angels in America" e "Pinocchio" 2017.

 

 

 

 

Sara Henriques

Atriz, Marionetista, Encenadora e Codiretora artística

Interpretação, Manipulação

Desde 2013 dirige os campos artísticos e de produção da companhia Red Cloud Teatro de Marionetas, onde estreou “Plip”, "  Menina Que Vendia Fósforos" e "Lobo Mau" , “Um Sonho Baloiço” , “Arabesco” e “Esquiço Dromoscópico”. Atualmente é mestranda na Universidade de Évora, na vertente Ator/Encenador.
Foi em 2014 convidada a participar no Programa Pegada Cultural financiado por EEA Grants, promovido pela companhia Almad`Arame. Iniciou a sua carreira profissional e especialização em marionetas em 2003 tendo sido atriz e marionetista residente na companhia Teatro de Marionetas do Porto companhia de referência nacional e internacional, onde  até 2013 participou em 21 novas produções  e  co-criações. Em 2012 recuperou o reportório do Teatro Dom Roberto feito até 2010 por João Paulo Seara Cardoso.  No seu percurso profissional apresentou o seu trabalho em muitas salas de espectáculos de prestígio nacionais e por importantes festivais internacionais tais como: Cabo Verde (Ilha de S. Vicente), Brasil (Brasília e Rio de Janeiro), Marrocos (Taza), Espanha (Santiago, Vigo, Ciudade Rodrigo, Zaragoza, Ponte Vedra, Madrid), Alemanha (Nuremberg), Inglaterra (Norwich e Londres), Polónia( Bielsko Biala, Torun, Kwidzyn) , República Checa (Ostrava), Itália (Torino), Dinamarca, Bélgica (Gent), Royal Opera House em Londres e  em Tunbridge Wells Puppetry Festival.

 

 

 

 

 

 

João do Vale

Pintor, Professor, Poeta, Editor
Pintura, História de Arte

Nasceu em Marinha Grande em 1976. É Mestre e Doutor em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É  também editor e poeta da editora Fogo do Céu. Foi Bolseiro de Doutoramento pela FCT entre 2010 3 2014. Foi Visiting Researcher no Warburg Institute de Londres durante o Outono de 2012. Conta já com 5 livros editados entre o ensaio e a poesia. No seu trabalho pictórico faz convergir a abstração e a figuração dentro de dois temas a que recorre: o retrato e a paisagem. O seu trabalho poético também é de alguma modernidade e experimentação. Realiza exposições de pintura desde 2006. Edita livros desde 2015. 
 

 

 

 

João Apolinário Mendes

Animador, Professor, Ilustrador

Animação, Ilustração


Colaborador na Red Cloud Teatro de Marionetas, autor de cinema de animação nos espetáculos Lobo Mau (2016) e Arabesco(2017). Cocriador do Festival Internacional de Cinema de Animação Olho. Foi coordenador do projeto Anima que teve lugar no Museu das Marionetas do Porto. Colaborou com o Teatro de Marionetas do Porto, na produção das peças “O senhor...” (2012) e “Pelos Cabelos” (2013). Corealizou a curta-metragem de animação “O Alma Grande" (2009), inspirada no conto de Miguel Torga. Cofundador da produtora de audiovisuais HUSMA, ativa de 2010 a 2014. Mestrado em Animação por Computador na Universidade Católica Portuguesa.

 

 

 

 

Pedro Cardoso

Músico, Professor, Sonoplasta
Composição Musical, Sonoplastia


Desde cedo se envolveu em projectos musicais, sendo a guitarra o seu instrumento de eleição. Mais tarde, desenvolveu interesse pela produção digital de música e som e começou a compor e produzir bandas sonoras para variados projectos nas áreas do cinema, teatro e multimédia. Actualmente, é guitarrista da banda Bardino.

 

 

 

 

Paula Moreno

Coreógrafa, Performer, Professora e Psicoterapeuta Corporal

Movimento, Dança

 

É autora dos projetos ama.zonas e Movimento Biossintónico. Na sua formação profissional, o corpo assumiu desde sempre um lugar predileto na relação com o mundo e definiu-se como um instrumento de criação de saberes e de expressões. Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa, iniciou os seus estudos artísticos em França. A partir de 2002 orientou o seu percurso académico para um trabalho de Educação Somática com formação em Psicoterapia Corporal, Massagem Biodinâmica e uma Pós-Graduação em Psicopedagogia Percetiva. Desde 2000, tem desenvolvido projetos criativos independentes e para companhias de dança: Oferecidos na Palma da Terra (2000), Transplante (2001), ExtrActos do Corpo (2001), Traits Portraits (2015), Rosa dos Ventos (2016), Axónio (2016), Lágrima de Coral et No Vazio é que o Voo acontece (2017), À transparência se vê o verso (2018). Entre 1994 e 2005 foi intérprete em criações de Mathilde Monnier, Charles Cré-Ange, Sílvia Real, Aldara Bizarro e Paulo Ribeiro. No âmbito do seu trabalho com a Companhia de Dança Paulo Ribeiro foi-lhe atribuida uma Mensão Honrosa pela sua interpretação na obra Rumor dos Deuses nos V Rencontres Chorégraphiques Internationales de Seine-Saint-Denis, França, 1996. Leciona movimento contemporâneo para bailarinos e atores desde 2004 - Instituto de Artes do Espetáculo; Escola Superior de Música e de Artes do Espetáculo (ESMAE); Balleteatro; Fórum Dança; Companhia Instável; Ginasiano Escola de Dança.

 

 

 

 

Catarina Soromenho

Atriz, Performer

Movimento, Dança


Começou em dança aos 6 anos e desistiu aos 12 (desde os 8 anos de idade no Balleteatro). Começou aulas de Interpretação aos 8 anos de idade no Balleteatro até aos 21 aanos de idade. Com 22, fez um curso de "Acting for Cinema and TV", em Lisboa, na Academia ART6. Com 23 anos de idade, foi para a ESMAE, interrompendo por ter recebido  uma bolsa de estudo americana da "Foundation Adelmar Pour La Education", através do Adan Darius, que a levou a Londres para "The School Of Phisical Theatre" by Ron East. Em 2010, teve uma bolsa de estudo de Excelência Inglesa, que permitiu acabar a faculdade no curso que queria, acabando com a nota máxima e destinção "1ST level in The Edge Hill University", em "Dance and Drama With Physical Theatre". Recebeu uma bolsa de estudo austríaca devido ao talento, para trabalhar num Laboratório Teatral com Serguei Ostrenka, na Áustria. Foi convidada para colaborar em um Douturamento de  Curadoria em Artes Performativas de James Borrows. Acabou o seu mestrado em 2018, com o seu primeiro espetáculo "New", como encenadora, criadora, performer, e diretora artística. O próximo capítulo será a adaptação do mesmo formato "one woman show" para o Fringe Festival 2020 com a ajuda de "Crowd Founding", a ver vamos como tudo corre.

 

 

 

 

Cláudia Ribeiro

Designer Figurinista

Fugurinos


Em 1994, é coordenadora do guarda-roupa do Teatro Nacional S. João, no Porto. Trabalha com diversas personalidades nacionais e internacionais intervenientes nas produções ou acolhimentos. Desenvolve o conhecimento em diversas técnicas de execução de figurinos, desde a modelação à confeção das mais diversas peças de guarda-roupa, com a procura constante de novos materiais e formas de construir peças de roupa, que em palco se tornam vivas e aprofundam personagens. Este período de 12 anos permite aprender e desenvolver conhecimentos em várias áreas dos figurinos, dominado técnicas e materiais, não usuais e com efeitos cénicos reconhecidos. Sai em 2007 para aprofundar o trabalho como criativa em figurinos e adereços, que vinha já a desenvolver paralelamente ao seu trabalho no Teatro Nacional.
Como freelancer e na área da coordenação técnica trabalha com as mais diversas personalidades das artes plásticas cénicas, tendo como mestres António Lagarto, Vin Burhman, Júlio Vanzeler e Nuno Carinhas.

Apoios

props logo.png
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now