Apoios

props logo.png

FORMAÇÕES / WORKSHOPS

WORKSHOP  DESENHAR O SOM

 

Espaço Red Cloud Marionetas

14 de Março 16.00h - 19.30h

Enquanto que é evidente que as imagens de um filme de animação são criações que não têm lugar no mundo real, é fácil esquecer que o som também partilha essa característica e que cada ação animada tem também de ser sonorizada.

 

Nesta oficina, iremos explorar os princípios teóricos e técnicos do processo de sonorização de um filme e pô-los em prática recorrendo a objetos do dia a dia, à voz e ao corpo para reconstruir o som de algumas cenas de filmes de animação.

Formador: Pedro Cardoso

Público: 7 aos 12 anos

Inscrição prévia obrigatória
 

POR MARCAÇÂO


Além da oferta regular de workshops, temos disponíveis várias formações e workshops em componente prática e teórica para as artes de palco (adereços, figurinos, sonoplastia, cinema de animação, ator, manipulador, voz, movimento, dança).

As atividades podem ser direcionadas de acordo com o interesse do grupo de participantes.
 

FAST PUPPET

Construção e Manipulação

Uma abordagem direta à simplicidade de uma marioneta na construção e manipulação

Formadores: Rui Rodrigues e Sara Henriques

Público:  +9 anos aos 12 anos.

Lotação: 12 /p Min. 10/p

Duração: 3h.
 

MOVIMENTO A PARES

Movimento

Com uma prática atenta, iremos através da perceção do movimento a pares, permitir a abertura para o imaginário, com percursos interiores próprios a cada um. Mantendo sempre uma organicidade e expressividade presente na globalidade corporal. Aprofundaremos a nossa relação com o peso da gravidade e com o outro num contexto comunicativo exclusivamente corporal.

Formadora: Paula Moreno
Público: + 16 Alunos/Amadores/Profissionais Teatro/ Professores
Lotação: Max 12/p  *Min. 6/p.

Duração: 3h

PINTURA DIGITAL

Ilustração

Os participantes serão introduzidos ao desenho e à pintura digital através da utilização do software gratuito Krita.

Formador: João Apolinário Mendes

Público: A partir dos 13 anos

Lotação: max.10 p.

Duração 3h
 

AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS no início do séc.xx e sua viragem conceptual: breve história + componente prática"

História de Arte / Artes Plásticas

 

Esta formação tem como objectivo dar a entender as transformações essenciais (formais e conceptuais) ocorridas no início do séc. XX e que influenciaram toda a arte moderna e pós-moderna desde então. Assim empreender-se-á uma análise e exposição dos temas, das formas e das ideias que fundamentaram cada um dos importantes movimentos vanguardistas que ocorreram naquela época: fauvismo, cubismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo. Isto de modo a dar a entender a importante viragem conceptual ocorrida, viragem conceptual essa que modificou para sempre os nossos olhares sobre a arte (e o nosso modo de fazer arte).

Com o objetivo de fornecer ferramentas a formadores e professores que possam usar profissionalmente e na continuidade da formação teórica os participantes terão oportunidade de explorar na prática os conceitos apreendidos na formação.
Com recurso a materiais de desenho, pintura e escultura e orientação prática ao nível das técnicas e dos materiais vamos explorar de forma livre os conceitos mais marcantes desta época na história da arte.

 

Formadores: João do Vale - História de Arte e Rui Rodrigues - Artes Plásticas

Público: +16, Profissionais artes, Profissionais Educação

Lotação: máx. 12/p

Duração 9h
 

A DECORRER

Máscara Oficina Construção

 

No âmbito do Festival Palheta, entre os dias 14 de janeiro e 4 de março. A partir de um mergulho no Abstrato e sob influência de motes específicos e uma forma de criação livre praticada nos processos criativos da Red Cloud Teatro de Marionetas, os participantes, a fantástica turma de Artes da Gafanha da Nazaré, ao longo de 8 sessões, irá Construir uma máscara / adereço para que um outro grupo de jovens possa posteriormente desenvolver na Oficina Adereço em Movimento.

Adereço em Movimento

É uma Oficina que teve inicio a 18 de janeiro, para estudantes/atores, dirigida ao Grupo +Palco com o propósito de desenvolver competências performativas. A partir de conteúdos corporais em processo de escuta individual e coletiva com a utilização de adereços/máscaras que estão a ser criados em simultâneo com outro grupo de jovens estudantes de artes plásticas. Num total de 5 momentos/sessões que terminarão no final de fevereiro

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now